Blog do Natinha (Jônatas Liasch)

31 dezembro, 2009

formspring.me

Pergunte-me o que quiser http://formspring.me/jnatinha

24 dezembro, 2009

formspring.me

21 dezembro, 2009

Celebre o Tempo

Chega esta época do ano e não sei sinceramente o que comemorar: se o fim de um ano com lutas e vitórias ou o início de outro com vitórias e lutas. Todo fim de período a gente sente uma mistura de euforia e conforto. Talvez por que a gente não saiba direito o significado do tempo. Para a maioria das pessoas o tempo é algo simbólico, não palpável, sem graça. Para estas, ele é uma desgraça, dizem: “Puxa, não vejo a hora de isso tudo acabar!” Ou “ah, amanhã é segunda-feira, Deus me ajude!” Ou ainda, o famoso: “Até quando vou passar por isso?”

O tempo é inexorável, é seco e direto, real e sensível. Não há como fugir dele. Não podemos dominá-lo. A gente ganha uma agenda nova e acredita que, com ela, se possa controlar o tempo. Tolice! Não há, de maneira alguma, o jeito certo de ajuizar o tempo. Salomão disse que “o que é, já foi; e o que há de ser, também já foi”. Tenho a impressão que o rei de Jerusalém gastou um bom tempo pensando sobre o mesmo. Chegou à conclusão de que tentar circunspectar o tempo é bobagem. Porém, também concluiu que implacavelmente “Deus pede conta do que passou”.

Tudo bem. Eu também uso uma agenda. Mas não ouso tentar administrar o meu tempo. O que administro são meus compromissos e responsabilidades. Quanto ao tempo eu o uso. É um presente de Deus para mim. Cada segundo, minuto, hora, dia, mês e ano da minha vida é precioso de mais para ser examinado ou dominado. O tempo é uma pedra bruta a ser lapidada pelas atitudes espontâneas e responsáveis que tomo. Por isso não perco tempo. Por isso gasto o tempo. Gasto com ações especiais pra mim e para as pessoas que julgo importantes em minha vida.

O que tenho é sempre a oportunidade de continuar agindo. O ato continuo não respeita eras ou tempos. Sêneca concorda dizendo que “quer o futuro quer o passado nos podem proporcionar satisfação, o primeiro pela expectativa, o segundo pela recordação”. Celebre o tempo, não digo somente o presente para assim desrespeitarmos a esperança do futuro e o aprendizado do passado. Sim, celebre o tempo, o tempo todo, durante todo o tempo. Fim de ano ou início de ano, não importa. Importa que o tempo não pare nem termine.

Feliz tempo para todos.